Uma pesquisadora, três repórteres, três fotógrafos: assim foi feito o "5 Anos"

Por mais de um mês, uma equipe de seis profissionais pegaram as estradas de Pernambuco para descobrir o que a cozinha de origem desse Estado tem de mais especial. Foram atrás da resposta para a seguinte pergunta: que ingredientes fazem a diferença na mesa do pernambucano? No caminho, conheceram personagens instigantes, histórias de vida marcantes. Comeram. Observaram. Registraram a realidade de seis dos ingredientes mais interessantes. Conheça quem fez o quê.

Lectícia Cavalcanti
e-mail:
lecticia@folhape.com.br

Fundadora do caderno Sabores, Lectícia Cavalcanti é formada em psicologia, mas nunca exerceu a profissão. Escolheu seguir o aroma arrebatador da cozinha, por lá ficou, e nunca mais saiu. Curiosa ávida pela história dos hábitos alimentares da sua terra natal, há 25 anos, portanto, rumou para o campo da pesquisa, bolindo nos tachos das culturas que deram origem à rica mesa pernambucana - portuguesa, africana e indígena. O impulso maior, entretanto, para que se lançasse de vez no berço culinário do Nordeste, foi um momento de indignação: certa vez, apresentadora de TV ensinava uma receita de sarapatel com creme de leite. A distorção lhe revirou o estômago e a ideia de esclarecer tamanho equívoco nos rendeu uma grande pesquisadora do tema culinária de Pernambuco. É autora do livro "História dos Sabores Pernambucanos", lançado em 2009, leitura obrigatória para cozinheiros e estudantes de Gastronomia, e já prepara mais três publicações do gênero com previsão para sair do forno em 2012.

É coordenadora do caderno Sabores.

Edição e reportagem

Vanessa Lins
e-mail: saborespe@gmail.com

Se tivesse que escolher uma só paixão na vida, não titubearia: seria sempre gastronomia. Quer ficar velhinha vasculhando as cozinhas alheias, quer provar de um tudo, quer se emocionar a cada garfada - mesmo que seja de comida mal feita ou sem gosto - porque, afinal, ela se depara com todo tipo de prato, bom, ruim, pretensioso, no dia a dia de repórter especializado. Coisas do ofício. Não importa. Quer viver diariamente a emoção que uma refeição provoca nas pessoas. Formada em jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco, a editora de Sabores está há exatos cinco anos no caderno, mas antes disso criou, ao lado da jornalista Renata do Amaral, o primeiro veículo especializado em Gastronomia em Pernambuco, o site QuintoPecado. Adora bolo com café coado no paninho, se for de noiva tanto melhor, não vive sem feijão, troca qualquer coisa por uma boa carne de panela. Adora comer.

Assina a matéria "O bode e o pastor, símbolos de resistência" e a edição do projeto Sabores 5 Anos.

Tatyanne de Morais
e-mail: tatyannem@gmail.com

Mestranda em Comunicação na Universidade Federal da Paraíba, Tatyanne de Morais é apaixonada por jornalismo impresso, principalmente pela vertente humana, que possa lhe aproximar do seu público-leitor. Apreciadora assumida de umas boas garfadas, nem que sejam poucas, há mais de dois anos encontrou em Sabores o prazer de experimentar a gastronomia sob um novo olhar - principalmente os doces, seus amantes proibidos -, e claro, de compartilhar com quem entende e satisfaz os desejos do paladar. Difícil ficar de mau humor, até arrisca uns passos na cozinha, seu namorado Guilherme que o diga, mas prefere mesmo degustar o que a diversificada culinária tem a oferecer. Não vive sem chocolate.


Renata Farias
e-mail: rfariasdepaula@gmail.com

Na reta final do curso de jornalismo da Universidade Católica de Pernambuco, anda dividida entre moda, seu tema de interesse quando começou a estudar comunicação, e gastronomia, área da qual é setorista na Folha de Pernambuco, desde janeiro de 2010. Durante esse tempo, está vivendo um processo "apaixônico" pelos temperos, como ela mesmo define. Pensa, inclusive, em tocar projetos envolvendo o assunto, no futuro. Come muito nas pautas. Come de tudo, sem frescura. Adora suco de laranja, o seu predileto. Também não resiste a junk food e vive às voltas com saquinhos de salgadinho. Adora cerveja estupidamente gelada.

Assina as matérias "Um queijo para chamar de nosso" e "A lama, o caranguejo e o homem".

Fotografia

Andréa Rêgo Barros
E-mail: aregobarros@gmail.com

Publicitária de formação pela Universidade Salgado de Oliveira desde 2006. Ainda na faculdade, quando pagou a disciplina de fotografia, decidiu não seguir carreira em agência e, sim, transformar o seu hobby em profissão. Se puder escolher um tema constante de trabalho, será sempre emoção real. Espontânea, produzida, mas que traduza sentimento. Detesta o marasmo das paisagens. Quer sempre ter gente em suas imagens. Cozinha, e bem, para os amigos - talento herdado da mãe, dona Vilma, que tem o tempero nas mãos. Cuscuz com queijo coalho é combinação que não falta na sua casa. Adora comida caseira. Adora sushi. Não vive sem café.

Assina as imagens das matérias "Um queijo para chamar de nosso" e "A lama, o caranguejo e o homem"

Igo Bione
E-mail: i.bione@gmail.com

Fotógrafo da Folha de Pernambuco desde 2009, é formado em Relações Públicas pela Universidade Católica de Pernambuco, mas a paixão pelos cliques falou mais alto, levando-o a outro caminho. Já em 2010, a troca de rumo profissional rendeu seu primeiro grande fruto: foi o único brasileiro a ganhar o 1º Prêmio Ellesse de Fotografia Esportiva. É obcecado com a ideia de atingir a luz perfeita - calculada milimetricamente em cada imagem. Gosta de fotografar gente, quer passar a vida captando a essência das pessoas. Mas quer também provocar água na boca com imagens gulosas de comida. Adora sushi de salmão. Não dispensa Coca-Cola. Troca qualquer prato da alta gastronomia pelas receitas da avó materna, dona Margarida Militina, cozinheira de mão cheia, que o mima com estrogonofe, bolo de tapioca e canjica irrecusáveis.

Assina as imagens das matérias "Mandioca: um ingrediente verde e amarelo" e "O bode e o pastor, símbolos de resistência".

Marcelo Lacerda
E-mail: jmclmarcelo@hotmail.com

"Pra quem já encarou comida de quartel, qualquer coisa vai bem". É com essa frase que o fotógrafo, clicando desde 2009 para a Folha de Pernambuco, define suas preferências gastronômicas. Estudou comunicação na Universidade Católica de Pernambuco, onde descobriu a fotografia. Gosta de produzir ensaios, pois permite uma abordagem mais ampla do tema a ser passado, a partir de ângulo, luz e cenário. Venceu o prêmio Cristina Tavares 2010 (categoria estudante-foto) com uma imagem de uma revista de detentos no Aníbal Bruno. Admite uma "queda" por massas e doces.

Assina as imagens das matérias "O ilustre desconhecido de Afrânio" e "A lagosta do São Francisco".

Tecnologia e arte

Anna Flávia Clementino
E-mail: annaflavi@gmail.com

Caiu de paraquedas em Sabores graças à paixão por webdesign. Administradora de formação, pela Faculdade de Timbaúba, está finalizando curso de capacitação em web. Foi "descoberta" em um grupo de leitura, veio morar no Recife e trabalhar na Folha de Pernambuco. Na cozinha, o dom com as panelas é zero, segundo ela. Mas não corre o risco de "passar fome" salva por sanduíches e macarrão instantâneo. Por isso, adora quando cozinham para ela e nunca diz não a uma boa pizza. Seu espírito bem que poderia ser italiano, ela adora massas. Assina a identidade visual e implementação do site.

Rafael Anderson Bezerra
E-mail: ociorafa@hotmail.com

Sonha em ser desenhista de história em quadrinhos. Começou a trabalhar com desenho aos 17 anos e não parou mais. Segundo ele "cozinha para sobreviver", ou seja, se ele não se encarregar do próprio rango, não tem ninguém que o faça. Tem até uma especialidade: o Arroz Malandro, feito com camarões - frescos, não pré-cozidos - e creme de leite. Não encara lanchinhos de rua, adora arroz e feijão. Diz que se não comer feijão diariamente, no almoço e no jantar, se sente fraco. Assina a identidade visual do site.

Kleber Monteiro
E-mail: kleber_monteiro@yahoo.com.br

Um jornalista com exímia aptidão para a diagramação. É da equipe da Folha de Pernambuco desde a fundação do jornal e entrou de cabeça gráfica na área por incentivo do irmão artista plástico. Na cozinha, seu forte são os doces - musses e bolos principalmente. Faz careta para pratos mais pesados, como buchada e mão de vaca, mas não nega de forma alguma sobremesas e nhoque. Avesso a bebidas alcoólicas, também não é fã de refrigerante. Abusa dos sucos de fruta. Assina a identidade visual e diagramação do caderno impresso de 5 anos.