Nossos agradecimentos

A equipe do caderno e site Sabores 5 Anos agradece imensamente:

A Henrique Barbosa, editor geral da Folha de Pernambuco, que acreditou na equipe desde o começo.

Ao motorista da Folha de Pernambuco Anderson Veloso que, ex-pegador de caranguejo, ajudou na produção da matéria sobre o crustáceo. Além de ter sido fundamental nas produções fotográficas, enfiando o pé no mangue junto à equipe e sendo o melhor assistente de fotografia que se podia ter.

Ao motorista da Folha de Pernambuco José Luiz, que teve toda a paciência do mundo com a equipe por três dias seguidos, ajudando em todas as produções fotográficas.

Ao motorista a Folha de Pernambuco, Gilmar Maciel, que acompanhou a reportagem a Petrolina, Afrânio e Sertânia, homem de poucas palavras, mas sempre de bom humor, atendendo pacientemente às solicitações de produção, comprando a pilha da máquina fotográfica ou engolindo fumaça de forno a lenha. E ainda aguentando os momentos de tensão vivenciados por repórteres e fotógrafos.

Ao motorista Maurício Melo, que animou o trajeto até Feira Nova com seus causos de vida e de amor, e uma trilha sonora de música brega, além de ser assistente fotográfico.

Aos fotógrafos Bruno Campos, Jedson Nobre e Sérgio Bernardo, que clicaram a equipe de arte e tecnologia.

A César Santos, por abrir a porta de sua casa para a produção das fotos que ilustram o perfil da equipe, e pela parceria em qualquer dia do ano.

A Cynthia Morato, pelo apoio e amizade a qualquer hora do dia.

A Duca Lapenda, pelos aconselhamentos sempre coerentes e parceria cega.

A Luciano Roberto, produtor executivo do vídeo "Coalho, que queijo é esse?", por facilitar algumas de nossas viagens.

A Seu Chico do Alumínio, por nos emprestar uma chaleira de ágata vermelha para produção fotográfica e de brinde nos deu gentileza de sobra. É dono de loja de utilidades domésticas, único lugar que vende panelas de barro no município de Sertânia. Informações: (87) 3841.1678.

A Sandra Marinho, coordenadora do curso de Gastronomia do Senac-PE, e Ana Claudia Frazão, professora de Cozinha Brasileira do curso de Gastronomia do Senac-PE, pelo esforço em esclarecer um pouco mais a importância histórica do caranguejo no Estado.

A Heriveltto Lacerda, secretário de Meio Ambiente de Ipojuca, por nos colocar em contato com os catadores de caranguejo.

A nutricionista Graça Albuquerque, pela paciência e o auxílio sempre prestado ao caderno quando o assunto é nutrição.

A André José da Silva, funcionário da Secretaria de Transportes de Feira Nova, que mesmo sem pertencer ao setor de agricultura, nos deu uma aula sobre o assunto e demonstrou boa vontade de sobra para nos levar às plantações de mandioca e às casas de farinha.

A Lucas José dos Santos, diretor operacional da Secretaria de Agricultura de Feira Nova, pela cordialidade e gentileza em nos acompanhar nas visitas às plantações de mandioca da Terra da Farinha.

A Mônica Silvestre, assessora da Prefeitura de Petrolina, pela atenção e por articular os contatos necessários para a realização da matéria sobre cari.

A Kléber e Alice Dantas, proprietários do restaurante Cabana Coisa D'Água, por nos brindar com pratos e histórias saborosos. Nosso muito obrigado à dupla, que possibilitou que a nossa equipe registrasse o ritual da pesca, quando esta parecia impossível.

A Gilson Santos, o Piau, que com simpatia e humildade, ensinou-nos bastante sobre a arte da pesca.

A Eliomar Souza, diretor da Cooperativa de Produção Agropecuária de Afrânio, que abdicou do seu trabalho por dois dias para ser o nosso guia na cidade.

A Raimundo da Luz, por nos permitir acompanhá-lo no processo de produção do doce de leite branco.

A Moshe Dayan, por todas as indicações e esclarecimentos sobre queijo coalho, durante e também pós-viagem.

Aos donos das fábricas de queijo coalho Venturosa (Venturosa, 87-3833.1179), Queijo Nobre (Venturosa, 87 - 9102.4644) e Laticínio Rio Branco (Arcoverde, 87-3822.3397), por terem aberto suas empresas para que pudéssemos entender o funcionamento e a produção de um ingrediente tão importante para o Estado. E a seus funcionários, que nos receberam como se fôssemos da família com muita paciência, carinho e cafezinho nas produções da pauta.

A Seu Edvaldo Luiz da Silva, e sua esposa Zefinha, moradores dos arredores de Sertânia, por nos receberem com uma generosidade incomum nos dias de hoje, em sua casa desprovida de qualquer luxo, mas farta de boa energia, apesar do dia a dia árduo sob o sol escaldante do Sertão, o desemprego e a saudade dos filhos que se foram para São Paulo, há quatro anos, e quase não os vêem. A foto que ilustra a capa do caderno de aniversário (e a da chamada para o perfil da equipe) foi produzida na bela cozinha dessa família. A eles, homenagem mais que especial com a gravação dos bastidores da produção da capa, que você vê agora:



A Foto da Capa - Sabores 5 anos from Igo Bione on Vimeo.

0 comentários:

Postar um comentário